A importância da previdência complementar na vida dos empregados
sexta-feira, 13 de março de 2015
Com a evolução dos tempos, os trabalhadores brasileiros começaram a planejar melhor o futuro ao perceberem que os valores dos benefícios pagos pelo Regime Geral de Previdência Social, não são suficientes para manter, na aposentadoria, o mesmo padrão de vida mantido no período laboral.
Diante desta realidade nasceu a Previdência Complementar. Que passou a exercer importante papel no mecanismo de proteção social ao proporcionar mais segurança para os trabalhadores ao garantir o padrão de vida na aposentadoria.
Os Fundos de Pensão, como são popularmente conhecidas as Entidades Fechadas de Previdência Complementar - EFPC, representam 17% do Produto Interno Bruto – PIB Brasileiro. Por esse motivo, são de considerável importância para o desenvolvimento econômico e social do país.
As EFPC estão subordinadas ao órgão fiscalizador de todo o sistema, a Superintendência Nacional de Previdência Complementar – PREVIC. A PREIVC é uma autarquia de natureza especial, dotada de autonomia administrativa e financeira e patrimônio próprio, vinculada ao Ministério da Previdência Social, com sede e foro no Distrito Federal e atuação em todo território nacional. Ela atua como entidade de fiscalização e de supervisão das atividades das entidades fechadas de previdência complementar e de execução das políticas para o regime de previdência complementar operado pelas EFPC, observadas as disposições constitucionais e legais aplicáveis.
A Previdência Complementar, é uma forma de proteção aos empregados (gerentes, diretores, conselheiros, administradores) das Patrocinadoras dos planos por ela administrados.
O principal objetivo é complementar o nível de renda, quando da aposentadoria, paga pelo regime geral de previdência social.
A previdência complementar ganhou espaço na política de recursos humanos das empresas. Trata-se de instituições criadas na forma de pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, dotada de autonomia patrimonial, financeira e administrativa.
Oferecer um plano de benefícios, no momento da contratação é uma excelente ferramenta para manter e angariar talentos.
Ao fazer um plano de previdência complementar a empresa demonstra preocupação com a qualidade de vida do funcionário, garantindo segurança a ele e sua família. Ao realizar a contribuição para o plano de benefício, a empresa ressalta o valor do funcionário e melhora as relações empregado/empresa.
E, foi pensando em tudo isto que em 1991 a Mendesprev foi criada!!