Previdência Social atende mais rápido
segunda-feira, 3 de agosto de 2009
No último ano, o tempo que o segurado espera entre o agendamento eletrônico e o momento de ser atendido na Agência da Previdência Social (APS) caiu, na média nacional, em 54,3%, para as aposentadorias, e em 29,96%, para o salário-maternidade. O avanço, que permitiu aos usuários terem acesso mais rápido aos seus benefícios, resulta do aumento e gerenciamento de vagas nas unidades do INSS e outras medidas de melhoria do atendimento e de segurança do sistema de marcaçao.
Em junho, o segurado da Previdência Social aguardava uma média de 20 dias para ser atendido em uma APS para requerer a aposentadoria (tanto por idade quanto por tempo de contribuiçao). No mesmo mês do ano passado a espera era de 43 dias. Para o salário-maternidade, o tempo caiu de 42 para 30 dias. O tempo é contado a partir do agendamento, pela Central 135 ou na página www.previdencia.gov.br, até o atendimento na APS.
A queda ocorreu nao só na média nacional. O Tempo Médio de Espera do Atendimento Agendado (TMEA) diminuiu na maioria dos estados. Em Sao Paulo, caiu 81,5%, no último ano, para as aposentadorias, indo de 61 para 11 dias. No salário-maternidade, o melhor índice foi observado no Rio Grande do Norte. A espera das seguradas foi reduzida de 59 para nove dias (queda de 84,3%).